DOR FACIAL
DISFUNÇÕES DA ATM
ATM. É a abreviação de Articulação Têmporomandibular. São as articulações que permitem o abrir e fechar da boca e a realização de todos os movimentos mastigatórios, sorriso, falar, comer, beber, etc.

A ATM articula os ossos da mandíbula e maxila, ficando próxima ao ouvido. Quando essa articulação fica desequilibrada, podem surgir estalidos, bruxismo (ranger os dentes) e DTM (dor na ATM).

DOR OROFACIAL

Se você tem fadiga, que apareceu inesperadamente, sem causa aparente, que resultou em redução ou perda de sua capacidade ocupacional, educacional, social, ou atividades pessoais, acompanhada por outros sintomas, entre os quais dor muscular, febre baixa, dor de cabeça e mal estar após exercícios.

Você pode ter SÍNDROME DA FADIGA CRONICA! Acompanhada por outros sintomas, entre os quais dor muscular, febre baixa, dor de cabeça e mal estar após exercícios.
O QUE É SIDROME DA FADIGA CRÔNICA?

A síndrome da fadiga crônica é uma doença caracterizada pela presença de fadiga inexplicável, de duração longa, associado os sintomas como cefaleia (dor de cabeça), dores pelo corpo, dor nas articulações, distúrbio cognitivo (memória), distúrbio do sono, promovendo incrível incapacidade física do paciente.
A DTM (Disfunção Temporomandibular) é uma condição e não uma doença. Devemos entender que ela deve ser controlada mais do que curada. As situações de stress fazem parte do cotidiano e nem sempre o indivíduo tem um nível de consciência tal que permita a elaboração fácil dos conflitos. Há aproximadamente 20 anos, já se afirmava que a DTM não era somente um problema dental, mas sim uma desordem funcional relacionada à tensão, na sua teoria.

A DTM está hoje incluída no mesmo quadro de outras doenças de distúrbios psicológicos, como a úlcera gástrica, infarto agudo do miocárdio (muitas vezes devido ao stress), e obesidade por ansiedade. A natureza desse distúrbio é multifatorial, inclui o fator local (oclusão) e o fator geral (aspectos emocionais e comportamentais).
Qualquer tratamento que propusermos para a ATM deverá ter sempre um caráter funcional, pois estamos tratando uma disfunção. Para se tratar as disfunções efetivamente, é importante entender os vários tipos de problemas que podem existir e a variedade de causas. Para cada diagnóstico há um tratamento apropriado. Geralmente o uso de placa acrílica é indicado, porém não podemos restaurar proteticamente ou mesmo ortodonticamente um paciente sem que tenhamos restaurado a sua memória muscular de aprendizado, ou seja, o seu equilíbrio neuromuscular perdido.

É muito comum que ao longo dos anos a ATM sofra alguns tipos de desgastes, que se manifestam por meio de dores no local, nos músculos da face, nos próprios dentes, ou ainda em locais mais distantes, como ouvidos, pescoço e até mesmo coluna.

Grande parte das cefaleias (dores de cabeça) é provocada por algum desarranjo no sistema mastigatório, chamado cientificamente, como Sistema Estomatognático.
As causas das disfunções da ATM podem ser defeitos anatômicos congênitos, traumatismos locais, desgastes ou perdas dentárias, tumores.



VOCÊ PODE TER SÎDROME DA FADIGA CRONICA OU DOR ORO FACIAL
Os sintomas mais comuns da DTM (Disfunção Temporomandibular) são dores ao abrir e fechar a boca, dores após mastigar alimentos muito fibrosos, cansaço nos músculos faciais, travamento e aperto dos dentes ao dormir (bruxismo), estalos nos movimentos de abrir e fechar a boca, deslocamento da mandíbula quando da abertura, chegando até a dificuldade ou impossibilidade de abertura bucal.
Atendimento  Apartir das 14:00 Hs.

Av. Conselheiro Aguiar, 1360 - Sala 129. Galeria Centro Sul - Boa Viagem.
51011-030 - Recife - PE.
Todos os direitos Reservados por  Copyright  2015.
Fone +55 81 9988 42335
Fone +55 81 99194 2508
Fone +55 81   3463 4411
Email. contato@cesarmello.net
Home     Contato     Preguntas mais frequentes     Sobre    Galeria de Vídeos